domingo, 24 de outubro de 2010

O sentimento mais importante.

Passei meu dia pensando no que poderia ser mais forte e importante do que o amor. Achei ter chegado a algumas conclusões, algumas delas bem viáveis e compreensíveis, outras totalmente irracionais.

Inicialmente pensei na amizade, que já no sentido mais simples da palavra se traduz como uma forma de amor. Afinal para ser amigo é preciso saber renunciar aos interesses individuais, ser compreensível, amável, honesto. Para ser amigo é preciso saber ouvir, falar, dizer sim e também dizer não. A amizade ter o poder a animar a alma.

Logo em seguida, pensei na liberdade, a sim, a liberdade é o amor, o amor próprio, só com ela é possível avançar sem medo, a liberdade é a completa expressão da vontade humana. Ser livre é também um estado de espírito, e quando nosso espírito esta livre é possível conhecer a nos mesmos, é permitido amar, amar a si próprio.

Depois me foquei no respeito, imaginei as mais diversas formas de respeito, em sua maioria também com ligação no amor. O respeito surge após um período de admiração e de estima. Para ter respeito para alguns é preciso primeiramente ter respeito, mas não necessariamente é preciso que haja amor.

Apesar de ter passado o dia tentando encontrar um sentimento mais importante e forte do que o amor, cheguei ao auge quando pensei na confiança. A confiança é capaz de sustentar todos os sentimentos, a confiança é necessária em todos os âmbitos da vida. Confiança nada mais é do que a possibilidade prever a atitude de outra pessoa com a certeza que jamais será ferido por ela.

A confiança é o sentimento único, um ato de fé. Enquanto houver confiança, haverá amor sincero.


Luciana de Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário